Contra o fascismo<br>e a guerra
A vitória sobre a máquina de guerra hitleriana é assinalada com diversas iniciativas, destacando-se aquela promovida pelo PCP, amanhã, em Lisboa.
Jerónimo de Sousa intervém na iniciativa promovida pelo PCP
O acto central com que o Partido comemora os 70.º aniversário da derrota do nazi-fascismo na Segunda Grande Guerra Mundial decorre às 18h00 de sexta-feira, 8, no Auditório da Escola Secundária de Camões (à Praça José Fontana, em Lisboa). O Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, intervém no encerramento da sessão convocada sob o lema «Para que nunca mais aconteça, todos contra o fascismo e a guerra».
Antes, músicos e actores – André Albuquerque, Carmen Santos, Catarina Moura, Fernando Jorge, Fernando Tavares Marques, Francisca Lima, Joana Manuel, João Gomes, Luísa Basto, Manuel Pires da Rocha, Maria do Céu Guerra, Raquel Bulha, Rita Lello, Teresa Sobral e Tiago Santos –, bem como o Coro Lopes Graça e os alunos do curso de Artes do Espectáculo do IDS/ A Barraca, integram o apontamento cultural.
Também na sexta-feira, mas às 21h00, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL (Monte de Caparica), a Sociedade Recreativa Musical Trafariense (SRMT), com o apoio da Junta das freguesias de Caparica e Trafaria, organiza um Concerto de Gala, com entrada gratuita, que junta o 115.º aniversário da colectividade e a celebração da paz e do fim da guerra. À Banda Filarmónica de SRMT juntam-se as Cantadeiras da Essência (alma Alentejana) e Raquel Monteiro, da Orquestra Ligeira do Exército.
Já no sábado, 9, em Setúbal, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, a CM de Setúbal, o Movimento Democrático de Mulheres, a Sociedade Musical Capricho Setubalense, a CT da Lisnave, a União de Resistentes Antifascistas Portugueses, a União dos Sindicatos de Setúbal e o Teatro Elefante participam nas comemorações que se iniciam às 10h30 com animação de rua no Largo da Misericórdia, e prosseguem às 11h00 com um cordão humano e desfile a partir do Monumento aos mortos da Grande Guerra (Av. dos Combatentes), com passagem pela Rua e Praça do Bocage.
De tarde, às 15h30, decorre uma sessão pública na Sociedade Musical Capricho Setubalense, antecedida da actuação da banda desta colectividade.
Em Lisboa, igualmente no sábado, 9, no Clube Estefânia, com a colaboração deste e da agência Rossotrudnitchestvo, a Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin (Antiga Associação Portugal URSS) organiza uma festa que inclui exposição de fotografias, canções de resistência por Sofia Lisboa e Vanessa Borges, actuação de alunos da 1.º escola eslava de Lisboa, e intervenções de Dulce Rebelo sobre os festejos da vitória, e do coronel Batista Alves, sobre a vitória de 1945 e os perigos de guerra hoje. No final, haverá lugar a uma degustação de gastronomia russa.