70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo

Contra o fascismo<br>e a guerra

A vitória sobre a máquina de guerra hitleriana é assinalada com diversas iniciativas, destacando-se aquela promovida pelo PCP, amanhã, em Lisboa.

Jerónimo de Sousa intervém na iniciativa promovida pelo PCP

Image 18080

O acto central com que o Partido comemora os 70.º aniversário da derrota do nazi-fascismo na Segunda Grande Guerra Mundial decorre às 18h00 de sexta-feira, 8, no Auditório da Escola Secundária de Camões (à Praça José Fontana, em Lisboa). O Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, intervém no encerramento da sessão convocada sob o lema «Para que nunca mais aconteça, todos contra o fascismo e a guerra».

Antes, músicos e actores – André Albuquerque, Carmen Santos, Catarina Moura, Fernando Jorge, Fernando Tavares Marques, Francisca Lima, Joana Manuel, João Gomes, Luísa Basto, Manuel Pires da Rocha, Maria do Céu Guerra, Raquel Bulha, Rita Lello, Teresa Sobral e Tiago Santos –, bem como o Coro Lopes Graça e os alunos do curso de Artes do Espectáculo do IDS/ A Barraca, integram o apontamento cultural.

Também na sexta-feira, mas às 21h00, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL (Monte de Caparica), a Sociedade Recreativa Musical Trafariense (SRMT), com o apoio da Junta das freguesias de Caparica e Trafaria, organiza um Concerto de Gala, com entrada gratuita, que junta o 115.º aniversário da colectividade e a celebração da paz e do fim da guerra. À Banda Filarmónica de SRMT juntam-se as Cantadeiras da Essência (alma Alentejana) e Raquel Monteiro, da Orquestra Ligeira do Exército.

Já no sábado, 9, em Setúbal, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, a CM de Setúbal, o Movimento Democrático de Mulheres, a Sociedade Musical Capricho Setubalense, a CT da Lisnave, a União de Resistentes Antifascistas Portugueses, a União dos Sindicatos de Setúbal e o Teatro Elefante participam nas comemorações que se iniciam às 10h30 com animação de rua no Largo da Misericórdia, e prosseguem às 11h00 com um cordão humano e desfile a partir do Monumento aos mortos da Grande Guerra (Av. dos Combatentes), com passagem pela Rua e Praça do Bocage.

De tarde, às 15h30, decorre uma sessão pública na Sociedade Musical Capricho Setubalense, antecedida da actuação da banda desta colectividade.

Em Lisboa, igualmente no sábado, 9, no Clube Estefânia, com a colaboração deste e da agência Rossotrudnitchestvo, a Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin (Antiga Associação Portugal URSS) organiza uma festa que inclui exposição de fotografias, canções de resistência por Sofia Lisboa e Vanessa Borges, actuação de alunos da 1.º escola eslava de Lisboa, e intervenções de Dulce Rebelo sobre os festejos da vitória, e do coronel Batista Alves, sobre a vitória de 1945 e os perigos de guerra hoje. No final, haverá lugar a uma degustação de gastronomia russa.

 



Mais artigos de: Nacional

Nós apoiamos

São já muitos os apoios à Marcha Nacional «A força do povo», todos à rua por um Portugal com futuro, promovida pela CDU, que se vai realizar no dia 6 de Junho, em Lisboa, do Marquês de Pombal aos Restauradores.

A Marcha Nacional é uma poderosa afirmação de que reside no povo, na sua intervenção, na sua luta e no seu voto, a decisão soberana sobre o futuro a construir para as gerações actuais e vindouras, uma afirmação de que está nas mãos dos trabalhadores e do povo decidir do seu destino, abrir outro caminho para Portugal, concretizar uma alternativa patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril.

Censura em Portalegre

Por iniciativa da CDU, foi aprovada, no dia 30, uma moção de censura ao executivo da Câmara de Portalegre, liderado pela Candidatura Livre e Independente por Portalegre.

Lutar pelo direito a estudar

No dia 29, em todo o País, os estudantes do Ensino Básico e Secundário apitaram contra os cortes de financiamento na Educação – praticados por sucessivos governos do PS, PSD e CDS – e por uma avaliação justa e contínua, sem qualquer barreira de acesso aos graus mais elevados de ensino.

Drama no Superior

Paula Santos, deputada do PCP à Assembleia da República (AR), contactou, no dia 27, com os estudantes do Ensino Superior do distrito de Setúbal, onde recolheu testemunhos dos graves problemas sentidos no sector. Pela manhã visitou a Faculdade de Ciências e...

Naufrágios no Mediterrâneo

A JCP, em nota de imprensa divulgada no dia 27, expressa a sua solidariedade para com os povos do continente africano «forçados a fugir da guerra, da fome e da miséria» e manifesta «profundo pesar pela morte de milhares de pessoas nos naufrágios no Mediterrâneo». Os...

AGIT entrevista <br>Jerónimo de Sousa

Já está nas ruas mais uma edição do AGIT – o jornal da JCP. Este número, para além de um grande destaque ao 41.º aniversário da Revolução de Abril, conta com uma entrevista a Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, em que este...

Obras de Lopes Graça na Moita

No dia 14 de Maio, às 21 horas, na Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, na Moita, tem lugar um espectáculo com as obras do compositor Fernando Lopes Graça, que contará com a colaboração de Domingos Lobo, Alexandre Branco Weffort, José Eduardo Martins e dos coros...

«Nós propomos»

O PCP associou-se, este ano, ao projecto «Nós propomos», do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, patrocinando uma viagem ao Parlamento Europeu (PE) para os alunos vencedores de um concurso que tinha como objectivo apontar um...